sexta-feira, 17 de setembro de 2010

As Chuvas Ácidas em Portugal

Em Portugal, as fontes de produção de chuvas ácidas são essencialmente: 
  • A Indústria da Produção Eléctrica é a principal causadora da emissão de poluentes para a atmosfera causadores de chuvas ácidas como o caso do Dióxido de Enxofre.
  • A circulação de automóveis que, ao queimarem a gasolina, emitem para a atmosfera grandes quantidades de Óxidos de Azoto.
A poluição atmosférica em Portugal, indicadora de possível queda de chuvas ácidas, verifica-se elevadamente em cidades como Setúbal, Porto, Lisboa, Sines, Tapada, Carregado, Estarreja, Barreiro e Seixal. Como nestas cidades há maior concentração urbana e são onde estão situadas grandes unidades industriais emissoras de poluentes atmosféricos, são estes os locais de Portugal onde se verifica um maior índice de queda de chuvas ácidas.
No que diz respeito a degradação do nosso património por acção das chuvas ácidas os casos mais conhecidos são: o Mosteiro dos Jerónimos (em Lisboa), o Mosteiro de Alcobaça (em Alcobaça) e a Torre dos Clérigos (no Porto).
No que respeita às florestas, verificou-se em Portugal, o mínimo de destruição florestal por acção de chuvas ácidas cerca de 4%, contrastando, por exemplo, com uns elevados 71% na zona da antiga Checoslováquia e em outros países da Europa.

4 comentários: